sábado, 12 de dezembro de 2009

Deliciosos Scones


Depois das limpezas do fim-de-semana, de brincar com a filhota e de navegar por blogues maravilhosos, apeteceu-me algo...Algo de..Bom...Foi então que na falta do fiel Ambrósio me abrir um cofrinho dourado cheio de Ferreros, cheguei à conclusão que tinha mesmo de ser eu a preparar uma lambarice se quisesse saciar a minha gula...Então, pus mãos-à-obra e fui fazer estes Scones deliciosos, crocantes por fora e macios por dentro. Depois foi só regalar-me com um cházinho e um docinho de amoras...Ambrósio! Estás dispensado!

Ingredientes

• 225g de farinha com fermento
• 1 colher (chá) de fermento
• 1 pitada de sal
• 50g de manteiga fria
• 20g de açúcar
• 125 ml de leite frio
• 1 gema de ovo
• Umas gotas de sumo de limão

Preparação

Pré-aqueci o forno a 220ºC.

Misturei bem a farinha com o fermento. Acrescentei uma pitada de sal e misturei bem de novo. Deitei a manteiga partida em pedacinhos e trabalhei a mistura com as pontas dos dedos até ficar com um aspecto de migalhas grosseiras.

Juntei o açúcar e mexi bem. Deitei o leite misturado com umas gotinhas de sumo de limão no preparado mexendo com a faca e depois de tudo misturado, deitei a massa sobre a bancada de trabalho enfarinhada e trabalhei a mistura com as mãos, só até ficar tudo ligado, ou seja, o mínimo possível para não aquecer os ingredientes. (há que ter a mão bem leve).

Com essa massa, fiz um rolo com cerca de 5 cm de diâmetro e cortei os scones com cerca de 2 cm de altura. Coloquei-os num tabuleiro enfarinhado. Polvilhei-os com farinha e pincelei-os com gema de ovo batido para estes ficarem com um aspecto bronzeadinho.

Levei-os ao forno cerca de 12-15 minutos

27 comentários:

Larana Colorida disse...

deliciosos, sim senhora, adoro scones, sou uma fanática por scones e cá em casa todas as vezes que tenho um tempinho, lá veem eles fazerem-me companhia para um pequeno almoço.

beijinhos e bom fds

ameixa seca disse...

Que lindos que ficaram. Para a próxima também vou fazer os scones redondinhos. Acho que icam mais bonitos :)

Elisabete disse...

Eu também mandava o ambrósio embora com estes scones....Divinos, eu adoro com manteiga e um cházinho. Maravilhosos.

Belocas disse...

Ora já tenho uma sugestão para o pequeno almoço.
Os meus filhotes estão sempre desejando ter uma novidade ao fim-de-semana, e os scones bem quentinhos com manteiga e uma compota....huuuummmm
Bjs

Isabel disse...

Larana, também gosto muito da companhia deles! Beijinho e bom fim-de-semana!

Ameixinha, os teus em forma de triãngulos ficaram muito bonitos, para a próxima eu vou fazer como tu :)Beijinho e Bom fim-de-semana.

Elisabete, então não é? Com manteiga também são bons sim senhora!! Beijinho e bom fim-de-semana!

Belocas, nada melhor para os nossos filhos do que começar o fim-de-semana com um pequeno almoço preparado com carinho pela mamã, né? Beijinho e um bom fim-de-semana!

Tiago Lopes disse...

Excelente para um lanchinho... quentes com manteiga...

Isabel disse...

Olá Tiago :)
É com imenso prazer que recebo a visita de um futuro chefe!! Fui espreitar o teu blogue e amei! Volta sempre!
beijinho.

Unknown disse...

Acho que não podias ter escolhido melhor receita para fazer no fim de semana.

A foto ficou linderrima.

Beijinhos

Manuela L. disse...

Scones com doce é do melhor!
bjs

Isabel disse...

cacahuete, obrigada e uma boa semana!

É verdade Manuela, um beijinho e uma boa semana para ti!

Talita disse...

Amo!! Acho deliciosos os scones! A foto ficou tåõ bonita! Bem comfort food mesmo.

Isabel Salvador disse...

maravilha,adoreiiiiiiii,jinhos com um cházinho aceito pois,jinhossss

Isabel disse...

Talita, bem-vinda e obrigada pela visita :)
um beijinho e volte sempre! Eu já era fã do seu blogue! Beijinho e uma boa semana.

Belinha, fui espreitar o seu blogue e como gostei muito, já "linkei". Seja bem-vinda, e apareça mais vezes para tomar um ´cházinho :) beijinho e uma boa semana.

Luisa Alexandra disse...

E conseguiste mesmo algo de muito bom!

RUTE disse...

Isabel, já que dispensaste o Ambrósio, manda-o vir cá a casa :) Dáva-me jeito uma ajuda. Tenho de fazer mais um bolo de aniversário!!

Obrigada pela visita e pelo comentário tão imaginativo no meu blog. Ainda bem que gostaste da minha praia. És sempre bem vinda. Hoje se quiseres lá passar temos lareira, castanhas e batata-doce :)

Também sou fã de scones e com doce de amora, então, nem se fala. Ficam mesmo especiais. Beijito pra ti!

Isabel disse...

Luísa :) beijinho grande para ti!


Rute, se eu entretanto o vir, assim farei, mas se precisares de ajuda para comer o bolinho, vou eu! :)
Obrigada por passares por aqui e deixares estas palavras gentis. Também és muito bem-vinda aqui. Eu já fui aquecer-me na ua lareirinha e adorei o ambiente acolhedor!
beijnho.

SoraiaSilva disse...

Ficaram maravilhosos :) e com uma taça de chá... Hummmmmmmmmmmmmmmm :p
Beijinhos*

Helena disse...

Adoro scones e o aspecto dos teus convence...
Obrigada pela tua visita e mensagem carinhosa.
Beijo

Isabel disse...

Olá Soraia. Bem-vinda ao meu cantinho! Obrigada :)
Volta sempre!
beijinho.

Olá Canela, obrigada eu pela partilha do teu blogue. Gostei muito.
Um beijinho e volta sempre.

cocinadepepe disse...

Hola pues tienen un vista muy buena así que estarán muy ricos y la receta muy sencilla,José luis

cucchiaiopieno.com.br disse...

Nao conhecia scones, adorei! Com a geleia e o cha, entao, é tudo de bom.
Bjim
Léia

Susana Gomes disse...

Obrigada pela visita. :)

Com uns sconnes destes é mesmo melhor deixar o Ambrósio longe, não vá ele tb querer um. :)

Beijinhos.

Isabel disse...

Olá Gasparzinha! Muito bem-vinda!
Eu concordo plenamente!! :)
Obrigada pela visita, volta sempre!
beijinho.

Marly disse...

Olá, Isabel,
Vim retribuir a visita e... gostei do seu blog e devo voltar aqui mais vezes. Olha, se você copiou a receita do biscoito de Natal que postei hoje, faça-me o favor de desconsiderar a primeira instrução de rolar os biscoitos no açucar de confeiteiro, pois isso só é feito depois que eles assam. Esse lapso decorreu do fato de eu ter redigido o post altas horas da noite, estando sonolenta. É que alterei a redação do mesmo, sem suprimir aquela frase, que ficou solta. Desculpe-me o equívoco.
Beijinho.

Isabel disse...

Marly, muito obrigada pela visita e espero que volte mais vezes sim.
Quanto à deliciosa receita que postou hoje, muito obrigada pela consideração que teve em vir particularmente corrigir! Já rectifiquei também e claro que isso acontece aos melhores! A receita é uma maravilha e claro que eu também vou voltar muito mais vezes ao saboreando a vida! beijinho grande e mais uma vez obrigada!

Isabel disse...

Léia, não sei porquê mas o seu comentário não aparece :(
De qualquer forma agradeço-lhe a visita e concordo plenamente que com geleia são uma maravilha! Um beijinho grande!

a Trofa tem cozinheira disse...

Fizeste algo que gosto mto!!! ADORO SCONES!!! os teus estao a sorrir pa mim!!! lol...