sábado, 20 de março de 2010

Pudim Francês

Adoro cozinhar! É um facto! Estar na minha cozinha a preparar as refeições para o minha pequena mas linda família, é algo que me enche de prazer. Claro que como todos, também tenho os meus momentos em que o cansaço dá um valente chuto na disposição e então das três uma: ou se cozinha uma coisita rápida, ou se pede ao marido para nos presentear com as suas jeitosas habilidades culinárias ou então vai-se fora e fora é muitas vezes à casa da querida mãe, a melhor cozinheira que conheço e que dá às comidinhas aquele sabor tão especial que mais ninguém lhe consegue dar: o sabor do miminho, do aconchego, do colinho da mamãe! Muitas comidinhas que eu faço, aprendi-as a fazer ao seu lado, ajudando-a e observando-a e guardo no meu coração a esperança de  que um belo dia, graças aos seus ensinamentos (culinários e de vida), a minha filha encontrará também nas minhas comidinhas esse tal condimento especial : o do meu Amor por ela! Este Pudim Francês garanto-vos que tem esse sabor pois foi feito pela minha querida mãe!! É deslumbrantemente delicioso!
A pedido de uma leitora muito amável do meu blog que me escreveu gostar de ver publicada uma receita de Pudim Francês, e porque este blog é feito para vós, aqui está ele Maria! Espero que goste! Foi feito pela minha mãe, porque querida como ela é, a meio de uma casual conversa telefónica entre mãe e filha que passam a vida a ligar-se por tudo e por nada (:D),  disse-lhe casualmente que queria fazer um Pudim francês mas que ao reunir os ingredientes, eu atarefada como ando não tinha dado conta de que a  Maizena já não iria chegar! Ao que ela me respondeu: eu faço-te o Pudim! Está feito...E comido.  :)) Obrigada Mãe.

Ingredientes


• 10 Gemas de ovos
• 2 Ovos Inteiros
• ½ Litro de leite
• 12 Colheres (sopa) de açúcar
• 2 Colheres (sopa) de Amido de Milho (Maizena)
• Sumo e Raspa de uma laranja ou só a raspa de um limão
• 1 Cálice de Vinho do Porto

Preparação:

Misturar muito bem os ovos inteiros com as gemas e o açúcar.

Adicionar o sumo e a raspa da laranja e voltar a mexer tudo.

Dissolver a Maizena no leite e juntar também ao preparado anterior, assim como o cálice do Vinho do Porto.

Levar a cozer em forma previamente caramelizada, em banho-maria na panela de pressão durante cerca de 20/25 minutos, tempo que se conta a partir do momento em que o apito da panela começa a assobiar.

Servir fresquinho e deliciar-se.

NOTA:
Para quem não quiser sobrecarregar o colesterol ou desejar fazer um mais pequeno, pode sempre utilizar o mesmo procedimento mas com as seguintes quantidades:

- 7 Gemas de ovo
- 2 Ovos Inteiros
- 1/4  Litro de leite
- 250 g de acúcar
- 2 colheres rasas de Farinha Maizena
- Raspa de uma laranja ou de 1 limão
- 1 Cálice de Vinho do Porto

E como a Primavera está aí mesmo mesmo a bater à porta , o meu blog está a florescer também  com as vossas lindas visitas. 2 belas flores que me visitam ofereceram-me este lindo ramo de flores simbolizando a doçura primaveril. Ter Amigas assim é uma Pimavera em flor recheada de doçura. Muito obrigada à bela flor Maria e à bela flor Lady Boheme! O perfume do carinho que exalam as vossas pétalas está sempre presente no meu coração.
 
 Ofereço também este lindo ramo a todas as belas flores que por aqui passam alegrar e embelezar o meu dia, que sois todos vós que me leêm.

56 comentários:

Patrícia Nascimento disse...

Esse pudim ficou liiindo...que foto tão provocante!
Adoro pudim...
Bjinhos

Sónia Paula disse...

Hummm parece ser divinal....
http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

Fa disse...

Olá, Isabel. Gostei muito de ler a sua entrada. A minha mãe também fazia este pudim. Bjs

Carolina Macedo disse...

Que maravilha de pudim!!! Ficou com óptimo aspecto!! E feito pela mãe ainda é melhor!!
Beijinhos*

Hiperica di Lady Boheme disse...

Querida Isabel, esta receita de pudim francês è uma delícia! Um grande beijinho

R.correia disse...

adoro pudim frances, o teu està com optimo aspecto.
bj e bom domingo

maria silva disse...

Que belo pudim , e lindo o que escreveu ,beijinhos.

Belita disse...

ficou lindo swm duvida!Paraens a mãe!
jinhos bom fim semana

Xana Bértolo disse...

Bela homenagem à tua mãe :)... Eu tb sou perdida de amores pela minha, e pelos petiscos dela tb ;)
Tá execelnte o pufim kida
beijo

Cláudia Marques disse...

Isabel, que escândalo é este?? :)
Por acaso tenho andado a pensar em pudins ultimamente, há mto tempo que não faço nenhum. E depois de olhar para este e de ler este texto, vou ter que anotar a receitinha.
Que delícia! :)
Será que se pode reduzir um bocadinho as gemas, tipo duas a menos? ou será que isso interfere com o sabor? Ai o meu colesterol... :))

bjs

Unknown disse...

Que interessante!Não conheço esse pudim, parece ser delicioso!Parabéns a sua mãe também.Bjs.

Paulo Chagas disse...

Acho que me fazia melhor a versão amiga do colestrol, mas que este tem uma apresentação super-tentadora, lá isso tem!
Bjs

Ana Powell disse...

Adorei a cor do teu pudim e o vinho do Porto dá-lhe o toque bem especial (cor e sabor) a combinação perfeita.
Obrigada pelas flores x

Anabela disse...

esse pudim ficou muito lindo,ate da pena desfazer,bjs

Renata disse...

O amor de quem prepara deve ser sempre valorizado!
Linda homenagem que fizeste a sua mãe, com certeza ela ficara feliz!
E o pudim, o que posso dizer? Simplesmente divino!

Um grande abraço,

anna disse...

Boa! A minha mãe faz anos esta semana, e este pudim vai sair para a sobremesa... está lindo a não é preciso esforço para adivinhar a delicia que deve ser...
Beijinhos.

Tuquinha disse...

lindooooooooooooooooooo, mim beijocas á tua mãe e podes crer que tenho que experimentar adorei. beijinhos e aproveita muito com a tua mãe pois eu sei a falta que a minha me faz..............
estou toda a salivar............vou desligar o pc. não quero mais nada por hoje

ameixa seca disse...

Quem tem uma mãe tem tudo :) Belo pudim!

Natália Eleutério disse...

É calórico q.b. mas uma verdadeira delícia já não faço há tempos, ficou lindo, bjs.

Élia disse...

As mamãs são mesmo especiais! Fazem comida com um sabor que só elas dominam:)

O pudim tem um aspecto delicioso!

jinhos
http://orecantodalili.blogspot.com

Maria disse...

Olá Isabel,
Hum... Que delicia! Hoje os parabéns vão para a Mãe, que fez um pudim tão perfeito.
Assim de geração para geração se transmitem preceitos e saberes que se guardam numa gavetinha dentro do nosso coração.
Desejo que desfrutes muitos e muitos anos de essas deliciosas comidinhas.
Um beijinho grande.

Anónimo disse...

A única altura em que como pudim francês é quando vou ao restaurante...mas também posso ir a tua casa! hehehe:)
Um belíssimo exemplar, sim senhor!:)

Luisa Alexandra disse...

O pudim ficou lindo, com uma cor dourada super apetitosa!
As nossas Mães são mesmo fantásticas, não são?????

sabor e saberes disse...

umm, que delicia de pudim, eu gosto muito de pudins. Bjs

Cool Chic Style Fashion disse...

oh ma deve essere buono e particolare

Unknown disse...

Pelo teu blog tem desfilado pudins incriveis. Este e mais um bem bonito e que deve ser delicioso. A testar se duvida.

Beijinhos

Paulinha disse...

Parabéns à mãe que fez um delicioso Pudim!!! Ficou com muito bom aspecto mas o sabor deveria superar :) Beijinhos e boa semana

RUTE disse...

De saltinho em saltinho lá vou comentando um e outro bloguinho :)

Chegou a vez do sitio das delicias! Yuppi!!! Com que então estás com veia para pudins!

Vou dar-te a conhecer 2 (1 + saudável e outro mais ecologico), mas...os teus são fantásticos. E internacionais :)) Este francês está cummmm aspecto, ai ai:

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/01/pudim-de-soja-na-mquina-do-po.html

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/06/sunny-egg-pudding.html

Beijinhos impares (de imparidades ah ah ah).

Anónimo disse...

Olá Isabel! Boa tarde!
Estou de volta! Tenho que agradecer a amibilidade e o carinho por atenderes ao meu pedido!Este pudim francês tem aspecto delicioso! Mas feito por um Amor de Mãe ainda melhor!Esses laços Maternais são insubstituíveis!" Mãe é Amor"!!!
Muito obrigado à Mãe e à filha Isabel!!
Beijinhos

Anónimo disse...

Peço desculpa! Por lapso não assinei comentário que fiz anteriormente!
Obrigado! Já agora retribuo os votos de uma excelente semana!
Beijinhos
Maria Mendes

www.culinariasaborecor.com disse...

Que lindo e apetitoso pudim amiga, adorei sua forma e que linda e merecida homenagem a sua mãe. beijinhos

Isabel disse...

Olá Patrícia :)
A minha mãe tem o dom de fazer tudo lindo :) Muito obrigada e um grande beijinho! Boa semana!

Olá Sónia Paula :)
é dos meus pudins preferidos! Um grande beijinho. Muito obrigada e uma boa semana!

Olá Fa:)
é um prazer recebê-la no Sítio das Delícias! Eu adoro todas as suas entradas do seu blog: são lindos textos e excelentes memórias que cativam todo o meu interesse e que aprecio imenso ler, para além de me deliciar com todas as belas receitas! Muito obrigada pela sua visita. Um grande beijinho, com votos de uma boa semana!

Olá linda Cuquinha :)
Este tem o tal sabor especial :) Um grande beijinho e muito obrigada linda! Uma boa semana!


Querida Lady Boheme:)
Muito obrigada minha querida amiga. Um grande beijinho e uma excelente semana!

Olá R. Correia:)
Muito obrigada! Um beijinho muito grande e uma boa semana!

Olá Maria Silva :)
Muito obrigada Maria querida! Um grande beijinho e uma boa semana!!

Olá Belinha :)
Muito obrigada em nome da minha mãe e eu também agradeço a tua gentileza. Um grande beijinho e uma boa semana!

Olá Xana :)
As mães são maravilhosas! Um grande beijinho Xana. Muito obrigada e uma boa semana amiga!

Olá Claúdia :)
Caso te tenhas decidido fazer, espero que gostes!! Um grande beijinho e muito obrigada. Uma boa semana!

Olá Vovó Cristina :)
é muito bom Vovó Cristina! Experimente! E muito obrigada em meu nome e em nome da minha mãe pela gentileza! Um grande beijinho e uma boa semana!

Olá Z.Poluras :)
De facto o colesterol, principalmente dos meus pais que também partilharam este pudim comigo, preocupa-me um pouco, mas uma fatiazinha a cada um, ele consome-se rapidinho e sem grandes exageros. Muito obrigada pela simpatia1 Um grande beijinho e uma boa semana!

Olá Ana Powell :)
Muito obrigada Ana. O Vinho do Porto enriquece de facto este pudim!! Um grande beijinho e uma excelente semana!

Olá linda Anabela :)
he he, desfazê-lo foi o que melhor me soube :D Um grande beijinho querida Anabela e uma excelente semana!

Olá Renata linda :)
Concordo 100% com a Renata! Muito obrigada pela gentileza das suas palavras que tanto aprecio! Um grande beijinho e votos de uma boa semana!

Olá Anna :)
Pois não são apenas as mães que fazem miminhos às filhas, as carinhosas filhas também os fazem às suas queridas mães: espero que fazendo este pudim, que seja apreciado por todos, principalmente pela aniversariante! Um grande beijinho e muito obrigada pela visita! Uma boa semana!

Olá Querida Tuquinha!!
Muito obrigada em nome das duas: mãe e filha! Espero que experimentando, goste muito! Nem quero pensar num dia em que a minha mãe me falte!! Um grande beijinho querida amiga e uma boa semana!

Isabel disse...

Olá Ameixinha :)
Não diria melhor!! Muito obrigada! Um grande beijinho e uma boa semana!

Olá Nani :))
De facto, é muito calórica e um pouco inimiga da saúde, mas que é amiguíssimo do paladar, lá isso é :D O que me salva, é que também o faço poucas vezes para não cair na tentação! Um grande beijinho e muito obrigada pela visita! Boa semana!

Olá Linda élia :)
Especialíssimas em dar esse sabor delicioso às comidas!! Muito obrigada e um grande beijinho. Uma boa semana!

Olá Maria :)
Muito obrigada em nome da minha mãe! Eu também agradeço as tuas belas palavras e que enceramm sabedoria assim como o teu desejo tão lindo. Muito obrigada e um grande beijinho. Uma excelente semana minha amiga!

Olá Mary :)
Serias muito bem-vinda!! Um grande beijinho e muito obrigada! Votos de uma boa semana!

Olá Luísa :))
As nossas mães são do melhor que há! Muito obrigada! Uma boa semana e um grande beijinho.

Olá Teresa :)
Não sei se já provaste esta versão de pudim, mas se gostas de pudim, experimenta fazer este! é muito bom!! Um grande beijinho e muito obrigada! Boa Semana!

Olá Stefania :)
Seja muito bem-vinda! Muito obrigada pelo comentário simpático. Um grande beijinho e uma boa semana! Volte sempre!

Olá linda Cachuete :)
Muito obrigada! Espero que gostes linda! Um grande beijinho e uma boa semana!

Olá Paulinha :)
Obrigada em nome da minha mãe e eu também te agradeço o comentário! Este pudim é mesmo uma delícia Paulinha! Um grande beijinho e uma boa semana!

Olá linda Rute :)
Adoro os teus pulinhos até aqui!! YUPPI!!
Já fui espreitar os teus pudins deliciosos e venho do PUBLICAR de mangas arregaçadas para trabalhar no meu próximo pudim: é só comprar Agar agar!! A do forninho solar ao qual acho imensa graça para além de ser amigo do ambiente, se um dia o adquirir, já sei onde me inspirar :) Um grande beijinho minha amiga! Uma boa semana!

Querida Maria Mendes :)
Foi um prazer responder ao teu pedido para além de que foi também uma forma de voltar a comer esta sobremesa que já não fazia há algum tempinho! Beijinhos em nome da minha mãe e meus e de novo, renovo o meu desejo de que tenhas uma excelente semana! Volta sempre para alegrar também com a tua presença este cantinho!

Olá Linda Suely:)
Muito obrigada! Desejo-lhe uma excelente semana, mais descansadinha :) Muitos beijinhos.

RUTE disse...

Eh eh eh farto-me de rir com os teus "lençois" de respostas aos comentários. Farto-me de rolar o mousse! eh eh eh

Mas sempre encontro um miminho para mim :)
É como ir à árvore de natal na véspera ver se tá lá o nosso presente e se o pai natal não esqueceu de nós :)) Uma emoção!!!

Boa sorte para o pudinzinho sem ovos. Olha, se calhar põe mais um bocadinho de açúcar, se és gulosa.
Bjokas.

Kristininha disse...

De facto lindo lindo...mesmo com aspecto perfeito....

conceicao disse...

A minha sogra adora este pudim, vou levar a receita.
Bjs

moranguita disse...

pudim da mama e o maximo e estem entao esta mesmo bonito e bom
beijinhosd

Fla disse...

Nossa, não conhecia essa receita mas eu adorei.
Parabéns.
Bjs

Laura Lucia disse...

Um SENHOR pudim: belo e com uma cor divina, que raramente se cosegue. Feito por mãe, então, fica ainda mais gostoso.
Grata pelos votos de melhoras para mamãe e pelas pavras delicadas que me deixou no blog. Fiquei muito feliz!
Bjs

Hiperica di Lady Boheme disse...

Olà querida isabel, o seu palavras são muito lindo! Obrigado com todos o meu coração pelo amável comentários. Um grande Beijinho

cucchiaiopieno.com.br disse...

Minha querida, ja' vi que és profissional em pudim! Adorei a receita.
Bjim
Léia

Dani Franken disse...

Por esse pudim vale a pena sair da dieta!!!
bj
Dani

M. disse...

Mas que delícia de pudim, lindo, lindo!!! É raro eu fazer pudim francês. Faço com uma receita da minha cunhada que leva muito menos ovos. Mas esse deve ficar bem melhor ;)
Bjsss,
Madalena

♥Sugar♥Plum♥Fairy♥ disse...

Hullo dear buddy Isabel, Howdya do?Missed ya and had popped in to say hullo but now i see that had left u a note here but it aint here :-((((

I love this delicious puddings but more so ur thoughts and love behind this pudding...sure i agree ,moms are the best too and mus add that ur a super mom too....
Love this award and since im ur buddy too am adding it to my page sweety:-)))0

Tati - Panelaterapia disse...

Que cor marivolhosa tem esse pudim amiga!!!!
Ficou incrível!
bjs

Natacha Rodrigues disse...

aiiii adoro pudim mas confesso que so de saber que leva tantas gemas... ai fico azul! da me a provar e n me contes ta??! ;)

Hiperica di Lady Boheme disse...

Olà Isabel, ho dei premi per te! Se ti fa piacere, sono tuoi! Beijinhos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Bom dia Isabel, conheci seu blog hoje, já me apaixonei! Estou te acompanhando agora, quando tiver um tempinho da uma chegadinha no meu cantinho! Bjinhos

Isabel disse...

Querida Rute, vou coser mais um bocadinho de pano ao lençol para responder a mais umas meninas queridas que tiveram a gentileza de deixar comentário a este pudim feito pela minha mãe!! A ti, agradeço-te a receita minha querida Rute! Ainda não fiz porque ainda não comprei o agar agar, mas estou curiosa para experimentar! Um beijinho e muito obrigada linda Rute!

Kristininha olá,
Muito obrigada linda e um grande beijinho.

Olá Conceição :)
Leve e delicie-se querida amiga! Um grande beijinho e muito obrigada!

Olá Moranguita :)
Pudim da mamã é o melhor do mundo! beijinho e muito obrigada! :)

Olá Fla :)
Muito obrigada minha amiga! Experimente, fica uma delícia! Um grande beijinho.

Olá Laura Lúcia :)
Espero que a mãe esteja francamente melhor e agradeço-lhe a gentileza de visitar o cantinho! Um grande beijinho minha amiga!

Olá Linda Lady Boheme :)
é um prazer visitar o seu cantinho1 Agradeço-lhe de novo o prémio que recebo com todo o carinho e estima que sinto por si! Muito obrigada e um grande beijinho.

Olá linda Léia :)
Neste caso, a profissional é a minha mãe :) Muito obrigada linda Léia e um grande beijinho.

Olá »¤Þ䵣䤫 :)
muito bem-vinda! Fico contente por teres gostado! Vou já visitar o teu! Um grande beijinho e muito obrigada!

Olá Dani :)
Por este pudim mas também por tudo quanto tenho visto no seu blog delicioso!! Beijinho grande e muito obrigada!

Olá M. :)
Se leva menos ovos é mais amigo da nossa saúde e com certeza deve ser delicioso! Muito obrigada pela visita e um grande beijinho.

Olá minha querida Mia :)
Pois os comentários não estáo a funcionar muito bem, muitas vezes diz que tenho 1 e quando vou ler até tenho mais do que um, talvez o teu se tenha perdido :( De qualquer modo, eu agradeço-te o carinho e a gentileza que sempre demostras quando me visitas e claro docinha Mia que tinha de te adicionar, pois sou a tua fã nº1!! Beijinho grande linda!

Olá Tatiana :)
Obrigada amiga!! A miñha mãe tem uma mão fantástica para pudins!! Muito obrigada e um grande beijinho.

Olá linda Verdinha :)
Fica combinado! Quando provares, a minha boca será um túmulo!! :) Mas confesso que também fujo um pouco a ovos em excesso...de longe a longe lá vai um pecadito...Que Deus me perdoe he he e o meu corpo e saúde também!! Um grande beijinho e muito obrigada!

Unknown disse...

Que maravilhsa essa receita, vou anotar e com certeza fazer quando tiver vinho do porto em mãos...rs

Feliz Páscoa para você também querida, cheio de harmonia, paz e amor! Super beijo! ;)

Anónimo disse...

Olá Isabel!
Bom dia!!
Já experimentei a receita do pudim francês! Ficou óptimo! Obrigado!! Aproveito para desejar uma Páscoa Feliz, cheia Paz e Amor para Ti e para os Teus!! "Cristo é Vida".
Beijinhos
Maria Mendes

Isabel disse...

Olá querida Larissa :)
Espero que não demore muito a ter o vinho do Porto rs..Um grande beijinho e muito obrigada! Renovo os votos de uma Páscoa muito Feliz para si e para os seus!

Olá querida Maria Mendes :)
Tenho andado um bocadinho ausente pois as tarefas são muitas, mas fiquei muito contente por saber que o pudim ficou bom! Agradeço-te a gentileza de mo dizer, assim como os teus lindos votos de uma Páscoa feliz que desejo também para ti na companhia dos que mais Amas! Uma linda Mensagem esta que me deixaste, muito obrigada! Um grande beijinho Maria:

Anónimo disse...

OLA, BELA DOCEIRA!

vou fazer esta bela receita.
este era o pudim que o meu pai mais gostava.
vou faze-lo em sua memoria.
beijo no seu coraçao
guiomar

Raquel wsue disse...

Essa textura é normal?...

Isabel disse...

Raquel, esta é a textura normal dos pudins franceses. Beijinhos.

Isabel disse...

Guiomar,
espero que ao saborea-lo, evoque doces memórias. Muito obrigada pela simpatia e um beijinho doce no se coração.