terça-feira, 19 de outubro de 2010

Coelho ao vinho do Picadinho de Bacana

No seu blog maravilhoso Picadinho de Bacana, João Mario saúda-nos com uma bela mensagem de boas-vindas da qual retiro este pequeno excerto: "... Comidinhas fáceis de fazer e que me deram muito prazer. Certamente darão prazer àqueles que as fizerem com carinho e as degustarem com alegria..." Pois foi inspirada nesta sua deliciosa receita que saiu esta (houve umas pequenas omissões de ingredientes da minha parte) e garanto que nos deu imenso prazer e degustámos com muita Alegria! Estava muito saboroso! Obrigada João.

Ingredientes 5 pessoas


• 1 coelho
• 5 dentes de alho
• 2 tomates
• 1/2 litro de vinho tinto seco + 200 ml para o molho
• 1 raminho de alecrim
• 1 folha louro
• Tomilho a gosto
• 2 latas de cogumelos inteiros
• sal & pimenta q.b.
• 1 cebola grande
• Maizena q.b.
• Azeite q.b.
• 1kg de batatinhas

Preparação

De véspera, temperei o coelho já limpo e cortado às peças com alho laminado, sal, pimenta, alecrim, tomilho, louro e 1/2 litro de vinho. Deixei a marinar no frigorífico.

No dia seguinte, numa panela grande, alourei a cebola picada em azeite a cebola e coloquei o coelho. Dourei bem de todos os lados.

Verti a marinada sobre o coelho, os tomates sem pele e grainhas cortados em pedacinhos e deixei refogar mais 2 minutos. Acrescentei água até cobrir o coelho. Tapei e deixei cozinhar até o coelho ficar bem macio.
Entretanto, pus as batatinhas com a pele bem lavadinhas e picadas com um garfo a cozer num tacho com água e sal. Depois de cozidas, tirei-lhes a pele e corei-as numa fritadeira com azeite.

Para o molho do coelho,

Quando o coelho ficou cozido, transferi-o para um pirex. Coei o caldo resultante do cozimento, acrescentei mais 200 ml de vinho e deixei reduzir. Adicionei os cogumelos e engrossei o molho com Maizena (diluí previamente 2 colheres de sopa num pouco de água fria e adicionei ao molho mexendo bem para não ganhar grumos).

Servi o coelho com o molho de cogumelos por cima, arroz e as batatas.


Queria também deixar aqui arquivado um selinho que recebi prazerosamente de uma menina que tem uma enorme paixão pela arte da Doçaria e que faz entre outras iguarias, uns cupcakes lindíssimos que primam pela originalidade. Falo da simpática Cristina Hipólito que divulga o seu magnífico trabalho neste magnífico blog.

Aqui está o meu selinho:

que dedico a todos (as) autores (as) dos blogs que visito, pois para mim são todos eles saborosos, razão pela qual os visito! Obrigada Cristina pela simpatia.

36 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que delícia de receita!

Filipa disse...

Gostei imenso! Obrigada pela partilha...não conhecia o blog, e sendo recomendado por ti, vou já espreitar! Gosto de coelho, e é uma carne saudável e económica que deveria entrar muitas vezes nos cardápios lá de casa....mas sei poucas formas de o cozinhar! Ainda bem que aprendi aqui mais uma! Deliciosa...acho que me vai dar muito prazer a preparar e a saborear! Beijinho

Unknown disse...

Olá linda Amiga Isabel!!
Bom dia!!!
Magnifica receita de coelho!!!Diferente!! É uma carne muito usada cá em casa!! Na brasa, assado no forno,estufado, etc. E caseirinhos!!! Hum!Hum! Maravilha!!!
Beijinho grande para para Vós!! Boa semana!!!
Maria L. Mendes

Isabel disse...

Olá Luisa, Filipa e Maria: é um prazer receber os vossos comentários. Muito Obrigada.

Filipa, tenho a certeza de que prazer terás em preparar, pois quem lê o teu blog delicioso, percebe claramente o gosto e prazer que colocas nos teus cozinhados. Quanto ao prazer em saborear, terás de certeza, pois é uma receita muito boa. No Picadinho de Bacana, a receita está mais completa com outros ingredientes que lhe dão um toque bem mais gourmet. Muito obrigada pela simpatia habitual dos teus comentários.

Querida Maria Mendes, que bom ter a Tua visita logo pela manhã! Este coelhinho também é caseirinho: vindo directamente da produção caseira dos mes pais. Ficou muito bom, pois também sou fã de coelhinho. Espero que gostes caso faças. Um beijinho muito grande de nós três.

Cool Chic Style Fashion disse...

Isabel penso davvero che sia una buona e ricca ricetta, ciao

Renata disse...

Menina querida Isabel,

Um pratinho convidativo, até pra quem não se sente muito atraído pelos coelhinhos no prato...hehehe!!!

Gostei de ver, parabéns pelo seu capricho!

Um grande abraço,

Hiperica di Lady Boheme disse...

Carissima, complimenti per questo piatto ricco e molto gustoso!!!! Sei sempre bravissima!!!
Ti ringrazio con tutto il mio cuore per le tue parole sempre gentili!!!!
Un abbraccio e felice giornata

Quitutes da Juju disse...

Nuna fiz coelho. Sempre me pareceu muito trabalhaso. Com estas explicações aqui, ja me animei a prepará-los! Ficou lindo! Bjs

http://quitutesdajuju.blogspot.com

Fla disse...

Ficou lindo o prato e com certeza deve ter ficado delicioso.
bjs

São Ribeiro disse...

NÃO SOU GRANDE APRECIADORA DE COELHO, MAS O TEU FICOU EXCELENTE.
BJ

® disse...

Belzinha,
Eu tenho dó do coelhinho cumadi..:(
Mas, a apresentação do prato ficou maravilhosa... eu seria muito feliz me servindo dessa porção...
Eu tenho uma paixão por alecrim e unindo a queridinha batata, perfeito!
Você sabia que o chá feito por infusão do alecrim ajuda a afastar a depressão (estou sem pontuação no Note). Comecei a fazer uso pois além de muito perfumado faz bem a nossa saúde, ajuda na sertralina que melhora o humor, principalmente das mulheres na TPM. Bom, né Bel =]
E cogumelhos, feito em molho com vinhos de Portugal... a comida passa a ser chique na hora! =D
Minha amiga, tenha um dia abençoado e cheio de paz...
Um bejim no seu coração...

Autora do Blog disse...

Ficou com um aspecto muito apetitoso.
Deve ficar bem saboroso.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Quitutes da Juju disse...

Oi Isabel! Tem selinho para você lá no Quitutes. Beijinhos,
Http://quitutesdajuju.blogspot.com

Maria disse...

Querida Isabelinha
Sem duvida um prato a condizer com a estação.
Com perfumes de alecrim, enfeitado por uns maravilhosos cogumelos e divinamente acompanhado por essas batatinhas douradas e baguinhos de arroz.
Muito bom! Como sempre.
Um grande beijinho.

Natacha Rodrigues disse...

elahhh que molhinho tao especial!!!!

donabimby disse...

Huumm que delicia que deve ter ficado esse coelho.
Da próxima vez que fizer coelho vou experimentar essa receita.

P.s: Isabel para o tiramisu não se desmanchar na forma colocar papel aderente e só depois se pões o tiramisu, assim ao deseformar é mais fácil


beijinhos

Maria Helena disse...

Olá!
Que delícia! Amei a receita e a beleza da apresentação. O seu blog é de muito bom gosto! Parabéns!
Obrigada por seu comentário ao meu blog Pintando o sete com a vida!
Obrigada!
Beijos!

Beth Martins disse...

gostei imenso parabens, mas agora tambem tenho um miminho para ti no meu blog, beijinhos

Ana Powell disse...

Excelente prato, adoro coelho mas por norma é uma carne que não se consome muito aqui na Inglaterra ♥

Xana Bértolo disse...

Não sou grande apreciadora de coelho, mas digo-te k comia esse pratinho sem olhar pro lado sequer... Está mesmo com bom aspecto amiga :)
beijoca

fimere disse...

mes papilles sont toutes émoustillées à la vue des ingrédients
vous avez dû vous régaler
bonne soirée

Gina acasadagigis disse...

Isabel, cá em casa gostamos bastante de coelho e o teu tem um aspecto delicioso, bjs

artes_romao disse...

boa noite,td bem?
passei para agradecer e retribuir a visita no blog do meu cozinheiro.
adorei o teu cantinho,parabéns.
fica bem,jinhos***

Unknown disse...

Nao e facil encontrar receitas que levem coelho, nem sei bem porque... Mas esta vai ja para a minha pasta de receitas com coelho, pois adorei.

Beijinhos

Susana Matias disse...

Ai miga, este coelho faz-me lembrar o coelho que a minha avó preparou para mim, quando fui apresentada a familia do meu futuro marido...

Estava divinal...

e olha que o teu parece mesmo igual...

parabéns

manas&companhia disse...

Tão bom aspecto que tem...
bjs
ju

Vicios e Sabores disse...

Olá Isabel!
Essa receita parece ser uma delicia.
Obrigada pela tua visita, já sou tua seguidora. E tambem parece que somos vizinhas...lol És de Paredes e eu sou de Lousada.
Felecidades!
Bjs

Larana Colorida disse...

Isabel, minha doce amiguinha, volteiiiiiii, acho eu.....espero eu........ok, isso não interessa agora. Esta receitinha está uma verdadeira delicia. Fiquei aguada, basta ser coelhinho, hihihihihh

beijokinhas doces minha linda:))))

ameixa seca disse...

Deve ficar bem saboroso com esse molhinho :)

♥Sugar♥Plum♥Fairy♥ disse...

Ola minha queridinha Isabelinha, come e que estas!!
There is so muc of deliciousness on ur page , that am drooling hungryly, and delightfully!!
Will be here again but ending with lods of love and hugs and kisses for a sweetest buddy!!

Blog da Nô disse...

Isabel, querida amiga! Confesso que não sou nada fã de coelho no meu prato!
Mas a foto do seu coelho, preparado e arranjado tão bem no prato, mostra um aspecto maravilhoso!
Um beijão!
:o)

Natália Eleutério disse...

Eu já não faço coelho há tempos mas fica uma sugestão deliciosa, bjs.

moranguita disse...

e uma carne deliciosa assim com esse molho de cogumelos.
eu gosto de fazer este prato tambem com frango ou semlhente e adoramos
beijinhos

Isabel disse...

Muito obrigada meninas pelas vossas palavras e simpatia.
Beijinhos a todas.

João Mario disse...

Sabes que não tinha ainda visto esta tua preparação maravilhosa e fico honrado que tenha sido inspirada no meu prato!!!!
Estava com um aspecto formidável.

Um abraço

João Mario
Picadinho de Bacana

Isabel disse...

João Mario,
honrada fico eu com a sua visita ao meu cantinho!
Esta sua receita é uma verdadeira delícia! Todos adorámos! :)