quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Doce de Abóbora com Nozes e esterilizar frascos para doces e compotas


 Casamento perfeito entre abóbora e nozes e com um delicado aroma de canela, este doce delicioso pode ser servido como entrada acompanhado de requeijão ou então acompanhar umas bolachinas ou tostas ao lanche.

Ingredientes


• 1,5 kg de abóbora descascada
• 1 kg de açúcar
• 250 g de miolo de nozes grosseiramente picado (a quantidade depende do gosto de cada um)
• 1 pau de canela

Preparação

Num tacho, deitei a abóbora cortada em pedacinhos, o açúcar e o pau de canela. Mexi, misturando tudo e deixei repousar 1 hora.

Levei a lume brando para cozer lentamente. O doce está pronto quando, passando com a colher de pau se vê o fundo do tacho, ou seja, atingiu o ponto de estrada.

Retirei o pau de canela, triturei tudo com a ajuda de uma varinha mágica (Esta operação é para quem não gostar de encontrar pedacinhos de abóbora no doce).

Adicionei o miolo de nozes e levei ao lume novamente durante 5 minutos.


Retirei cuidadosamente o tacho do lume e pu-lo sobre uma tábua. Retirei os frascos esterilizados do forno e coloquei-os sobre outra tábua (se os pousar numa superfície fria, poderão estalar). Deitei o doce nos frascos com a ajuda de uma concha, enchendo-os quase até acima para não deixar espaço para as bactérias se desenvolverem. Assim que os frascos ficaram cheios, tapei-os hermeticamente com as tampas de metal.


Esterilizar os frascos

Qualquer frasco de vidro, desde que não esteja rachado nem tenha quaisquer falhas, serve para guardar compotas e doces feitos em casa.

Lavei muito bem os frascos em água quente e escorri-os bem. Levei-os ao forno a 140º C e depois de secos, desliguei o forno deixando-os no seu interior até a altura de os encher com o doce. Os frascos devem estar mornos antes de os encherem para não estalarem com o doce a ferver.

As tampas também devem ser muito bem lavadas e secas.

Assim que atingir o ponto, , deve-se deitar o doce nos frascos imediatamente. As excepções a esta regra são o doce de morango, o de framboesa e os doces de laranja amarga, que devem repousar 10-15 minutos para evitar que subam nos frascos.

Com este docinho, participo no Concurso Doce Sabor organizado pela prendada Teresa cujo delicioso Sabor e Saberes irá festejar o seu 1º aninho de existência!

37 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que óptimo ficou o teu doce, o frasco com a tampa amarela é um mimo!

sabor e saberes disse...

Adorei o teu doce.
Não queres participar no concurso que estou a fazer. Vê neste link http://saboresaberes.blogspot.com/2010/10/concurso-doce-sabor.html

Não conhecia este processo de esterilizar os frasco.

Babette disse...

Adorei a receita e as dicas de esterilização. Não me atreveria a esse método com medo que os frascos rebentassem no forno! (apesar de ser só a 140ºC)
Babette

Inês disse...

tambem faço e adoro! Fica realmente muito bom a abobora com as nozes. os teus frascos são bonitos! e o doce esta com uma cor apetitosa

Isabel disse...

Querida Babette,
Depois do forno atingir essa temperatura, se o desligar imediatamente, não há qualquer perigo. Deve-se sim deixá-los no seu interior arrefecer lentamente e quando se retirarem do forno, ter o cuidado de os pousar sobre uma tábua para não se verificar o choque térmico que estalaria os frascos. Beijinho e obrigada pela sua sempre amável visita.

Teresa, já me inscrevi. Muito obrigada por me lembrares. Com a correria do dia-a-dia, tenho andado ausente e acabei por deixar passar! Um grande beijinho.

Muito obrigada às restantes meninas! Beijinhos a todas!

Papinha Doce disse...

Esse doce é na realidade uma delicia, também já fiz um post no meu blog, só que eu usei açúcar amarelo e logo o doce ficou mais escurinho.

Bjinho
Papinha Doce

Abelha Maia disse...

Que frascos tão mimosos.
Esse doce ia mesmo bem com o o requeijão que tenho ali.
Que maravilha
bjsss

♥Sugar♥Plum♥Fairy♥ disse...

Oh my dearest Buddy , how i missed ya!!
AM taking in all the deliciousness and here and am drolling!!
the Pumpkin nut sweet is gorgeous and love all the tips on canning!!
Super cool!!
Love the fig cake too!!
Ahh and the bacalhau always has always has me drooling!!!

hugs and love to a dearest fren,Mia.

Renata disse...

É sim, as meninas portuguesas sabem fazer os melhores doces, eu não digo?

Um docinho de abóbora delicioso, e com nozes, difente de nós, que por aqui usamos o coco, uma delícia sim!

E os potinhos preparados, um capricho só!

Hiperica di Lady Boheme disse...

Ciao carissima, complimenti per la deliziosa ricetta! Un abbraccio, buona serata

ameixa seca disse...

Que frasco giro :) Adoro doce de abóbora e espero fazer novamente este ano!

Clau disse...

Doce de abóbora é muito bom,o seu está realmente como uma cor maravilhosa.Bjus.

Gina acasadagigis disse...

O teu doce fixou muito bonito , sabes eu também tenho que fazer pois tenho muita abóbora, bjs

Xana Bértolo disse...

Tenho de testar esta versão do doce... Está com excelente aspecto, as nozes devem dar um toque gostoso :)
beijinhos amiga

M. disse...

Isabelinha, esse doce é uma delícia!!! Acho que vou comprar abóbora para fazwer. Só receio que não se conserve por muito tempo nos frascos.
Bjs, um bom dia!
Madalena

Anónimo disse...

Oi amiga. Eu tenho muitas aboboras mas pode ser qualquer uma?
Sei que existem várias abóboras. Bjs

Isabel disse...

Olá amigo/a anónimo/a,
eu usei o jerimum que é a abóbora que pode ver na foto abaixo: é laranja por dentro e docinha, ideal para doces. Mas sei que há quem faça com aquelas abóboras maiores que são amarelas clarinhas por dentro, isto é, a abóbora mais vulgar e fica igualmente bom. Espero que goste. Beijinho e muito obrigada pela visita.

Querida Madalena, este docinho não tem um tempo de conservação muito grande, por isso opto sempre fazer em poucas quantidades. No entanto, se deixar atingir o ponto de estrada, se guardar os frasquinhos em locais arejados, secos e escuros, o seu tempo de conservação é maior. Um grande beijinho Amiga.

Obrigada a todas e beijinhos.

Maria disse...

Querida Isabelinha,
Mas que doce mais delicioso!!!
Ficou lindo e maravilhosamente apresentado, como sempre.
Um grande beijinho e bom fim de semana.

Fla disse...

Nossa que maravilha, doce de abóbora já é tudo de bom, com nozes deve ser melhor ainda!
=)
Beijos

Tuquinha disse...

Apenas posso voltar a dizer que está superrrrrrrrrr deliciosos.
um beijo do tamanho do mundo e um muito obrigada

Isabel disse...

Tuquinha,
obrigada eu por seres a pessoa tão Especialmente bonita que és! Tens um coração de ouro!
Um grande beijinho

Ana Powell disse...

Estamos na altura delas.
As abóboras são bem versateis para além de as achar lindas. Tantas formas e cores disponiveis.
Feliz fim de semana ♥

Unknown disse...

Querida sabel,

E que belo docinho confeccionaste para participar no concurso. Por acaso só tentei colocar os frascos no forno 1 vez, pois não correu lá muito bem. Coloquei potes de vidro a 50 C durante 15 minutos e quando os retirei para fora do forno racharam sem mais nem menos, secalhar o vidro não era de boa qualidade, não sei! Por isso agora só os esterilizo em água a ferver. Mas muito obrigada pela receitinha e pelas dicas preciosas de esterilização.

Muitos beijinhos e bom fds

Isabel disse...

Querida Cacahuete,

quando eu retiro os frascos do forno, coloco-os sempre sobre uma tábua e nunca sobre a bancada fria, pois poderiam estalar com o choque térmico e estes devem estar ainda mornos na altura de os encher. Mas com água a ferver é também uma excelente forma de esterilizar os frascos.
Eu é que agradeço a tua visita sempre tão agradável e carinhosa.
Um grande beijinho e um bom fim-de-semana!

Bom fim-de-semana a todas as meninas e beijinhos.

Unknown disse...

Olá Amiga Isabel!
Docinho de jerimum! Adoro! Faz-me recordar os tempos de criança! Lindos anos! Havia sempre cá em casa estes miminhos... e doce de tomate...conheces...é muito bom!
Beijinho doce da Amiga
Maria L. Mendes

Isabel disse...

Querida Lurdes,
já tive o prazer de saborear o doce de tomate, mas não feito por mim. Nunva fiz, mas qualquer dia irei experimentar!! Fico muito contente com a Tua visita ao meu cantinho que brilha sempre um pouco mais com a Tua presença!
Um grande beijinho muito docinho de nós três para Ti!!
Bom fim-de-semana!

Copê Gourmet disse...

Isabel,
Esse doce realmente faz sucesso aqui em casa, com catupiry então.... hummmmmm água na boca! Adoro teu blog, viu!
Beijos
A Copê

Filipa disse...

Olá Isabel! Estamos em sintonia! Na estação cor-de-abóbora começamos a tutliza-la em tudo e, tal como tu, eu também começo pelo doce!! Também já fiz doce de abóbora para os meus pequenos-almoços de Outono...um pouco diferente do teu! Gostei muito da forma como descreveste o "ponto de estrada" ( eu não sabia que se chamava assim!) Um beijinho grande para este sítio tão doce! :)

Carla Oliveira disse...

Tem um aspecto fantástico e os frasquinhos que usaste são um mimo.
Beijinhos e bom domingo

São Ribeiro disse...

este é sem dúvida o meu doce preferido adoro a combinação bj

Thais disse...

Bel querida, que delícia de receita!!!!
Sou apaixonada por doce de abóbora, agora, com esse toque de nozes junto...amei, amei, amei!
Anotada!
Beijos,
Thais

RUTE disse...

Doce de abóbora é um dos meus preferidos. Com nozes então!!!
Mas de momento vou dedicar-me à produção de marmelada. Os marmelos já andem aí, ih ih ih :)))

Por falar em doces lembrei-me dum outro que também gosto muito, espreita aqui:

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/03/doce-de-frutos-vermelhos-mfp-my.html

Até mais.
Beijinhos.

RUTE disse...

Já que achaste piada aos doces na MFP, aqui tens mais um link:

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/05/compota-de-cerejas-com-passas-de-uva-e.html

Fico a aguardar noticias das tuas experiências meladas na MFP.
Jokinhas.

moranguita disse...

e um dos meus doces favoritos

daqui a nada tambem fazemos la em casa
beijinhos

donabimby disse...

Um dos meus doces preferidos.
que lindos frascos


bjs

alicinha disse...

Adorei a ideia para aproveitar os restos de abobora e o toque de nozes, amzing.

Isabel disse...

Obrigada Alicinha,
esta semana também renovei o meu stock com esta receita.
beijinhos.