quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Bolo de maçã e côco



Duas camadas compõem este bolo maravilhoso. Uma massa com pedacinhos de maçã ampara com toda a sua delicadeza uma cobertura feita à base de coco. Formam assim um conjunto harmonioso e delicioso ao paladar:  leve, frutado e exótico!

Ingredientes para um bolo pequeno (fiz numa forma quadrada 25 x 25)

Massa de bolo com, maçã
120 g de farinha com fermento
100 g de açúcar
2 ovos
2 maçãs
4 colheres (sopa) de leite de coco (se preferir, use leite normal)
2 colheres (sopa) de óleo

Creme de coco
100 g de açúcar
100 g de manteiga
80 g de côco ralado
1 ovo

Preparação
Pré-aqueci o forno a 180 º C.

Misurei a farinha, o açúcar e os ovos e bati com a varinha mágica.

Acrescentei o leite de côco e o óleo.

Incorporei na massa as maçãs descascadas e cortados em bocados. Verti a massa na forma untada e enfarinhada.

Levei o bolo ao forno durante 15/20 minutos (tem que ficar douradinho).

Entretanto, preparei o creme de côco: Bati a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Acrescentei o ovo. Bati tudo e depois adicionei o côco ralado.

Passado o tempo referido acima para o bolo, retirei-o do forno e barrei-o com o creme (rapidamente para que a manteiga do creme não derreta  com o calor do bolo).

Levei o bolo ao forno de novo durante mais 15 minutos para dourar.

Retirei-o do forno e desenformei-o forninho. Parti em quadradinhos e deliciamo-nos :)


Mia, para ti , em homenagem à nossa bela Amizade ! Obrigada!


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Migas de broa de milho com grelos e feijão-frade

E na mesa também... Umas migas irresistíveis e que acompanham de forma excelente quer um pratinho de carne quer um pratinho de peixe! É ao gosto do freguês! Uma receita emblemática retirada de novo  deste blog emblemático e fonte de inspiração já aqui referida.

Ingredientes

• Grelos de nabo (ou couve de caldo verde)
• Feijão-frade previamente demolhado (5 mãos cheias)
• broa de milho
• Azeite
• Alho

Preparação:

Cozi os grelos e o feijão-frade em águas separadas e temperadas de sal.

 Esfarelei a broa  e reservei. Piquei os dentes de alho e levei a aquecer juntamente com o azeite no fogão (Não convém fritar o alho para que o azeite não fique com um sabor amargo).  Escorri os grelos e o feijão cozidos, separadamente, guardando um pouco da água de cozedura dos grelos.

Piquei os grelos grosseiramente e juntei-os à mistura de azeite e alho. Juntei, misturando muito bem, a broa esfarelada e o feijão-frade escorrido.

Juntei depois um pouco da água de cozer os grelos para ligar as migas. A quantidade de água a adicionar depende do gosto pessoal de cada um conforme se goste mais ou menos delas secas.

E ficaram umas migas muito boas!

E porque a linda Teresa do blog Milagres na Cozinha! quis tocar no nariz do meu blog e eu claro, não fiquei nada de nariz torcido, trouxe de bom grado o selinho do desafio que tão gentilmente me dedicou. Aqui está:

O desfio consiste em:
1 - Dizer uma coisa que gosta em si.
Não é batota não, mas sendo a minha filhota carne da minha carne, respondo: a minha princezinha!

2 - Dizer uma coisa que gosta no Blog de onde recebeu o selo.
Gosto da forma carinhosa e muito querida com que a Teresa nos apresenta as suas deliciosa receitas, revelando ser uma pessoa excelente.

3 - Desafiar 5 blogs, oferecendo-lhes este presentinho.
Vou ser muito sincera... Comecei por pensar em 5 blogues para desafiar, mas é algo complicadíssimo! Pensava numa lista de 5 e depois ocorria-me mais este e aquele e mais outro... E acabei por apagar e resolver aqui sim, fazer batota e desafiar todos os autores dos blogs que também não se importam que buzinem no nariz dos seus blogs! : D

4 - Dizer uma coisa que gosta nos blogs que desafiou.
Dos que conheço, adoro visitá-los porque aprendo imenso com eles. Dos que não conheço, adoro o facto de que um dia se darão a conhecer para eu poder visitá-los e aumentar a minha aprendizagem!

5 - Tornar visível no seu blog este selo e o respectivo desafio
E assim se tocou no nariz do "sítio das delícias"!

Beijinhos a todos e já agora, com o vosso narizinho cheirem o maravilhoso aroma que se liberta destas miguinhas : D !!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Bolo Tropical e miminhos da Mia

Aqui está um bolo que fará o seu paladar viajar! E sim,  não é porque a estação se presta mais a sabores de inverno e reconfortantes que devemos esquecer o exótico e o calor tropical! ;-)  é simplesmente delicioso! ;-)

Ingredientes


• 100 g de coco ralado
• 3 dl de leite de coco
• 8 gemas
• 1 limão (raspa)
• 190 g de açúcar
• 200 g de farinha
• 1 colher (chá) de fermento em pó
• 6 claras
• 1 lata de leite condensado
• 2 dl de natas (especiais para bater) (levar um pouquinho à arca)
• 2 colheres (sopa) de açúcar em pó
• Manteiga q.b.
• Farinha q.b.
• Amêndoa picada q.b.
• Miolo de noz em metades q.b.
• Cacau em pó q.b.

Preparação

Juntei o coco com o leite de coco, misturei-os e reservei durante 15 minutos. Adicionei as gemas, a raspa de limão e o açúcar, sem parar de mexer. Peneirei a farinha com o fermento, adicionei-a ao preparado e mexi até obter uma massa homogénea.

Bati as claras em castelo e incorporei-as na massa. Verti na forma e levei ao forno a cozer, durante 40 minutos. Cozi o leite condensado por 40 minutos, na panela de pressão. Retirei do lume e só a abri depois de fria.

Desenformei o bolo e cobri-o com o leite condensado cozido.

Bati as natas bem firmes, e no final, acrescentei o açúcar em pó. Bati mais um pouco até obter chantilly. Coloquei o chantilly num saco de pasteleiro com boquilha frisada e decorei o bolo (ainda sou caloira nestas coisas :)). Salpiquei com miolo de amêndoa picada em volta e dispus miolo de noz em cima. Polvilhei com cacau em pó e reservei no frigorífico até servir.


Esta receita foi retirada do livro Bolos e Bolinhos da colecção presente.

E porquê a escolha de um bolinho de sabor exótico para hoje?

Porque num país exótico que viu nascer Gandhi e muitos outros gurus, com paisagens lindas, templos maravilhosos e uma grande variedade de climas, cores e sabores: a Índia ,vive uma belíssima amiga minha chamada Mia. Dona de uma elevada sensibilidade, amiga do seu amigo, generosíssima e muitíssimo meiga, esta lindíssima menina foi uma das amigas que fiz através do meu blog e que nunca irei esquecer. Mais uma vez, me dedicou com toda a ternura que lhe é característica, uns prémios muito amorosos que recebo com muita alegria!  O seu blog de culinária é Inglês, tem belíssimas fotografias e receitas lindamente deliciosas!Mia, muito obrigada! Adoro-te minha docinha Amiga! Um xi-coração apertadinho!
Estes selinhos dedico a todos os que me visitam com muito carinho e também vos agradeço por dar alma ao meu cantinho que só faz sentido quando vocês clicam nele!! Beijinhos a todos!


Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Bacalhau à Sexta-feira Santa

Bacalhau, pois claro. Esta é uma proposta de menu do restaurante "A Casa do Bacalhau" que se situa no Beato, em Lisboa. Segundo a Especial Teleculinária 1490 na qual está a receita deliciosa, este é o prato mais procurado do restaurante. Uma especialidade muito saborosa e que recomendo servir não apenas na Sexta feira Santa, mas sim sempre que lhe apeteça...E irá apetecer muitas vezes mais...

Ingredientes 2 pessoas


• 1 posta de bacalhau demolhado
• 100 g de macarrão
• 2 cebolas
• 3 dentes de alho
• 1 cenoura
• ½ pimento vermelho
• ½ pimento verde
• 1,5 dl de azeite
• 2,5 dl de natas
• 1 ramo de salsa
• Sal q.b.

Preparação:

Cozi o bacalhau, escorri-o, retirei-lhe a pele e as espinhas e lasquei-o grosseiramente. Cozi também o macarrão separadamente.

Deitei o azeite para um tacho, levei ao lume, deixei aquecer, juntei as cebolas cortadas às rodelas e os alhos picados e deixei refogar um pouco. Antes de alourar, juntei os pimentos cortados em tiras finas e a cenoura descascada e ralada e deixei cozinhar um pouco.

Juntei então as lascas de bacalhau, envolvi, adicionei o macarrão, temperei com sal e juntei a salsa picada. Adicionei finalmente as natas e deixei cozinhar até apurar um pouco.

Servi decorado com mais salsa picada.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Tarte de Natas

Há certas "lambarices" que um dia nos piscam o olho através de uma bela foto num livro de receitas e atingidos por uma gula súbita, temos de testá-las imediatamente! Esta Tarte de Natas foi uma delas e conquistou quem a provou  devorou. Fiz assim:


8 folhas de gelatina branca
1 lata de leite condensado
1 colher sobremesa de sumo de limão
4 dl de natas geladas (pus na arca até utilização)
100g de bolacha torrada


Demolhei as folhas de gelatina em água fria.

Bati o leite condensado até começar a fazer bolhas.

Escorri a gelatina e derreti com um pouco de água a ferver e o sumo de limão, mexendo até dissolver. Juntei ao leite condensado, misturando muito bem. Bati muito bem as natas até ficarem bem espessas e adicionei-as ao leite condensado, envolvendo suavemente.

Triturei as bolachas.

Cobri o fundo de uma tarteira de pirex com metade das bolachas raladas, deitei por cima o creme preparado e polvilhei com as restantes bolachas.

Levei ao frigorífico para solidificar.

Retirado do livro "A Magia dos Sabores Culinarium 2" da Vaqueiro.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Costeletas à Italiana

Dizem os Italianos "Dê a César o que é de César", e por isso, os louros desta maravilhosa receita, a mim não pertencem! Com efeito e assim como todas as estradas levem a Roma, muitas das pesquisas de receitas deliciosas também me levam ao recheadíssimo blog da colher de pau de onde tirei estas suculentas costeletas à italiana. A receita está lá para quem quiser provar e se deliciar!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Bananas com Bacon


Ontem comecei o meu almoço como devia começar: com um sabor deliciosamente interessante e que abriu maravilhosamente caminho para a refeição que se seguiu. Eis uma proposta de entrada, encontrada na revista Teleculinária Gold nº 27.

Ingredientes


• 4 bananas
• 12 fatias de bacon
• Mostarda q.b.
• Açúcar q.b.
• Óleo para fritar

Preparação

Descasquei as bananas e cortei cada uma em três pedaços. Passei os pedaços por mostarda e de seguida por açúcar.

Envolvi-os um a um, enrolando-os bem, numa fatia de bacon e prendi muito bem com um palito. Levei-os a fritar numa frigideira com óleo quente.

Retirei-os e deixei-os escorrer sobre papel absorvente. Por fim, dispus os rolinhos de banana com bacon numa travessa de serviço e decorei com metades de rodelas de tomate. Servi de imediato.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bolo de Maçã

Eu nunca consigo resistir perante um bolo de maçã! A textura macia da massa em contraste com os pedacinhos deliciosos de maçã que lá vamos encontrando torna-os simplesmente irresistíveis!
Esta versão bem simples e tradicional fez sucesso entre quem o provou e por isso repito-a frequentemente. Uma verdadeira delícia que o seduzirá certamente...

Ingredientes


• 150 g de manteiga
• 200g de açúcar
• 1 limão (raspa e sumo)
• 5 ovos
• 180 g de farinha
• 1colher (chá) de fermento em pó
• 3 ou 4 maçãs vermelhas dependendo do tamanho
• Manteiga, farinha para untar a forma

Preparação

Untei uma forma de buraco com manteiga, polvilhei-a com farinha e reservei. Liguei o forno a 170ºC. Bati a manteiga até ficar em creme, juntei o açúcar e a raspa do limão. Acrescentei os ovos um a um, batendo entre cada adição e alternando com a farinha misturada com o fermento.

Descasquei 3 maçãs  e cortei-as em gomos. Coloquei a massa na forma, alternando com os gomos de maçã. Levei a cozer, durante 45 minutos.


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Entrecosto grelhado no forno

Da requintada e apaladada cozinha da  Marizé , escolhi de entre várias opções maravilhosas "ensaiar"  este entrecosto  que por sua vez tinha saído de outra cozinha excelente! Saiu um entrecosto deliciosamente estaladiço e suculento e como diz a Marizé: não dá trabalho nenhum! É de facto uma receita muito simples, o que é uma óptima opção para aqueles dias em que temos de cozinhar mas temos também outras 1001 coisas a fazer! ; )

Ingredientes

• 1,5Kg de entrecosto em tiras
• Azeite
• Piripiri
• Sal
• Sumo de limão

Preparação:

Forrei  o tabuleiro de forno com uma folha de papel vegetal e regulei a temperatura deste para os 200º C.

Temperei o entrecosto com o sal, o piripiri, o sumo de limão e o azeite , misturando tudo muito bem com as mãos.

Dispus o entrecosto no tabuleiro  levei ao forno até estar dourado e estaladiço, tendo virado o entrecosto a meio da assadura e regando com mais um pouco de sumo de limão para não ficar seco.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Arroz de Pato

Domesticado há mais de 2000 anos pelos chineses, o pato, ao longo dos tempos, inspirou os mais variados e aparatosos manjares. Este arroz de pato é uma dessas inspirações e que deliciosa!

Ingredientes


• 1 pato de 2 kg
• 2 dl de vinho branco
• 1 dl de azeite
• Pimenta em grão
• 3 folhas de louro
• 2 cebolas
• 4 dentes de alho
• 1 limão
• 150g de chouriço de carne
• 150g de bacon
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 200g de arroz
• 1 colher (sopa) de molho de soja
• Sal, salsa e laranja q.b.
• Queijo ralado q.b.

Preparação

Lavei o pato e cortei-lhe as pontas das asas e o pescoço e retirei-lhe o excesso de gordura. Temperei com 1 dl de vinho branco, o azeite, o sal, a pimenta em grão, o louro, 1 cebola cortada em meias-luas, 2 dentes de alhos picados, o sumo de limão e raminhos de salsa. Deixei marinar um pouco e levei ao forno quente, durante 50 minutos.

Piquei os restantes alhos e a cebola, cortei o chouriço em rodelas e o bacon em tirinhas e refoguei tudo na manteiga até dourar bem.

Uma vez o pato assado, desfiei-o e juntei-o ao refogado, regando com vinho branco. Deixei ferver, juntei o arroz e o molho de soja, temperei e envolvi bem. Adicionei um pouco de água e levei tudo novamente ao forno numa assadeira, por 20 minutos, sendo que nos últimos 15 polvilhei com o queijo ralado.

Servi quente e decorado com rodelas de laranja e raminhos de salsa