segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Entremeada no forno com cerveja

 

 
 
Este assado é uma proposta bem tradicional encontrada na TeleCulinária que teve toda a aprovação dos comensais cá de casa. Cozinhada desta forma, a entremeada fica muito tenra e suculenta e a cerveja empresta-lhe um delicioso sabor. Aqui deixo a receita para quem desejar um almoço apaladado bem ao sabor dos portugueses.
 
Ingredientes
 
1,500kg de entremeada
1kg de batatinhas
2 cebolas
3 dentes de alho
2 cervejas médias
5 colheres sopa de azeite
1 colher sobremesa de colorau
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
 
Preparação
 
Cortei a entremeada em pedaços, temperei com sal, pimenta, o louro, o colorau, as cebolas às rodelas, os alhos picados, o azeite e a cerveja. Levei a forno pré-aquecido a 170ºC até ficar bem douradinho (cerca de 1 hora), virando de vez em quando.
 
Lavei as batatinhas com a pele e cozi-as em água temperada com sal. Escorri-as, retirei-lhes a pele e juntei-as  à entremeada. Envolvi no molho e deixei assar mais 15 minutos.
 
Servi polvilhado com salsa picada.
 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bolo de Claras com Laranja e Coco


Quem já me conhece destas andanças da blogosfera, sabe que tenho uma outra paixão que é o Cake Designer e  pastelaria cujos alguns trabalhos podem apreciar no Paraíso dos Bolos. Assim sendo, certos bolos e recheios nomeadamente o tradicional doce de ovos, muito requisitado, exigem somente a utilização de gemas de ovo pelo que me sobra imensas claras. Como não estamos em tempo de desperdício, estas são pois congeladas em caixinhas herméticas nas quais identifico com uma etiqueta o número de claras que dentro delas se encontram. Depois, há que lhe lhes dar um destino. E este fim-de-semana, resolvi destinar algumas delas a um delicioso bolo de claras perfumado com laranja e coco, cuja receita tinha apontado num caderninho logo que a avistei no blog Artes viagens e sabores que sigo desde essa altura e que nunca me desapontou. Este é um saboroso  e reconfortante bolinho caseiro, feito com laranjas biológicas do meu quintal, ideal para um lanche de fim-de-semana chuvoso, como é o caso. Desejos pois de uma boa tarde de Domingo em óptima companhia.
 
Ingredientes
 
6 claras + 2 ovos inteiros
150 g de manteiga à temperatura ambiente
340g de açúcar
250g de farinha com fermento
Sumo de 2 laranjas
Raspa de 1 laranja
100g de coco
 
Preparação
 
Pré-aqueci o forno a 180ºC.
 
Untei uma forma de chaminé com manteiga e farinha.
 
Com a batedeira, bati a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntei-lhe 2 ovos inteiros, o sumo e a raspa da laranja e o coco.
 
Bati as claras em castelo e incorporei-as suavemente no preparado anterior alternando com a farinha.
 
Levei ao forno até ficar cozido. (Fazer o teste do palito). No meu forno demorou cerca de 35 minutos, mas o tempo de cozedura, difere de forno para forno, por isso, convém ir vigiando e se necessário, passados os primeiros 30 minutos, cobrir com uma folha de alumínio.
 
 
Obrigada pela visita.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Beignets de Carnaval Franceses - Receita da minha Mãe


Na Terça-Feira Gorda, os Beignets são uma iguaria que não falta nas cozinhas francesas. Na minha infância, elas eram carinhosamente e pacientemente confeccionadas pelas mãos-de-fada da minha mãe e fazia as nossas delícias. Hoje foi a minha vez de retribuir esse doce gesto e mergulhando no caderno de receitas que a minha mãe foi recolhendo, meti mãos-à-obra e preparei eu esta guloseima que  proporcionou um agradável lanche a todos, entre os quais a minha mãe, que desta vez, descansou. O melhor elogio recebido para além de que estavam deliciosos, foi o de que eram iguais aos que a mãe faz.

Ingredientes

500g de Farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
175g de açúcar
125g de manteiga
2 colheres (sopa) de natas
Rum a gosto
Açúcar em pó para polvilhar
óleo para fritar

Preparação

Derreti a manteiga e deixei amornar.

Bati muito bem os ovos com o açúcar. Acrescentei a manteiga derretida. Bati novamente. Juntei as natas e voltei a bater.  Finalmente, misturei o rum.

Misturei a farinha com o fermento. Acresentei a farinha aos poucos ao preparado anterior, de forma a obter uma massa que possa ser tendida.

Estendi a massa e cortei-a em losangos dando um cortezinho no meio. Aqueci o óleo e fritei os beignets até se apresentarem dourados de ambos os lados.

Polvilhei-os com o açúcar em pó.