segunda-feira, 14 de abril de 2014

Arroz de Lampreia à moda de Entre-os-Rios


Ou se ama ou se odeia. A temporada da lampreia prolonga-se este mês e tendo eu comido uma única vez em criança e vivendo em zona onde esta iguaria gastronómica vira cartaz turístico, dando origem a um festival, tinha de experimentar em adulta confeccionar e eu própria (com as indicações da mãe) e formar a minha opinião sobre este petisco pouco consensual. A verdade é que este ciclóstomo de água doce ganhou mais fãs cá em casa. Deixo aqui a receita à moda de Entre-os-Rios.

Ingredientes:

1 lampreia de tamanho médio
1 dente de alho
200 ml de vinagre de vinho tinto
Pimenta e Sal q.b.
6 colheres (sopa) de azeite
1 cebola 
500 g de arroz
Salsa q.b.

Preparação

Escaldar a lampreia em água a ferver raspando levemente com uma faca limpa a viscosidade que lhe cobre a pele. De seguida, amanha-se da seguinte forma, enquanto se aproveita o sangue para um alguidar: corta-se-lhe a cabeça e retira-se um pequeno nervo que tem junto à mesma. Dá-se-lhe um pequeno golpe na parte superior da lampreia e outro junto ao umbigo a fim de lhe ser extraída a tripa juntamente com o fel.

Corta-se a lampreia em pedaços de mais ou menos 6 cm de comprimento e coloca-se num alguidar com o sangue. Tempera-se com o dente de alho picado, o vinagre e sal e pimenta. Deixa-se tomar gosto durante algumas horas.

Faz-se um refogado com a cebola e o azeite e põe-se os bocados de lampreia  a refogar em lume brando, durante o tempo que achar necessário (a lampreia demora entre 45 minutos a 1 hora a cozer, vai-se espetando com um garfo e deve-se ter em conta que ela irá também cozer durante o tempo de cozedura do arroz) e ir adicionando a marinada à medida que for preciso. Depois de bem apurado, adiciona-se a pouco e pouco a água que for necessária para a calda do arroz, tendo em conta que este deve ficar malandrinho.

Rectificar os temperos e juntar o arroz com o raminho da salsa e deixar cozer lentamente em lume muito brando.

Bom apetite!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Pão-de-ló


A Páscoa é das minhas celebrações religiosas predilectas do ano.Com algum saudosismo, recordo a Alegria genuína e própria das crianças, que sentia ao apanhar do chão e colher das árvores camélias e folhas de hera para fazermos um belíssimo e comprido tapete de flores para receber em casa o compasso Pascal. Recordo o momento mágico em que nós crianças, ficávamos todos empolgados com o tilintar das campainhas que anunciava a proximidade do Compasso. Recordo o momento em que a família reunida recebia a visita do Crucifixo de Cristo e emotivamente beijava a Cruz felizes por celebrarem a Boa nova e receber assim a Bênção Pascal. Preparava-se uma bonita mesa com a melhor toalha e sobre ela colocavam-se todos os doces e iguarias que tinham sido preparados com tanta dedicação na véspera. O Vinho do Porto e o folar do padre também estavam presentes e a Visita Pascal terminava com a entrega deste último ao Sacerdote. Recordo os odores do cabrito que assava lentamente no forno a lenha e das iguarias que a minha mãe preparava carinhosamente. Recordo-me da minha avó sentada na sua banquinha a descascar batatas pequeninas para o assado, feliz por se sentir prestável (qualidade que abundava nela), e por estar junto de nós. Hoje, com todas estas recordações bem presentes no meu coração e alma, amo a Páscoa, não só por todo o seu glorioso significado religioso mas por todas estas memórias que a cada ano se reavivam em gestos e tradições que procuro que não se percam no meu lar e cuja Alegria da filhota a cada ano espelha e reforça a minha afeição por esta celebração. 

E estando a pouco dias desta bonita celebração, deixo a receita do tradicional pão-de-ló que nunca falta nestes dias sobre a melhor toalha da casa para receber a Boa nova ;)

Ingredientes

14 ovos (10 gemas + 4 inteiros)
250 g de açúcar
125 g de farinha
1 colher (chá) de fermento
1 pitada de sal
Raspa de 1 limão
Papel para forrar a forma

Preparação

Bater os ovos com o açúcar, o sal, raspa de limão cerca de 20 minutos. 

Pré-aquecer o forno a 160º C.

Forrar a forma com papel e incorporar delicadamente a farinha no preparado. Verter a massa para a forma e levar ao forno 50 minutos aproximadamente. (o tempo varia consoante o forno de cada um, fazer o teste do palito).

Mais receitas para a Páscoa:


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Massinha de Red Fish


Esta receita retirada de uma  "Ementa da Semana" para além de económica, é simples de confeccionar e bem saborosa. Foi feita com peixe vermelho, mas pode-se substituir este por qualquer outro tipo de peixe.

Ingredientes

1 red fish sem cabeça (aproximadamente 800g)
Sal q.b.
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 pimento verde
4 colheres (sopa) de azeite
1 dl de polpa de tomate
250 g de massa (macarrão, fusilli ou outra a gosto)
1 folha de louro
1 raminho de salsa
Pimenta q.b.

Preparação

Arranjei o red fish. Cozi-o em água temperada de sal, depois escorri-o, deixei-o amornar e lasquei-o retirando-lhe a pele e as espinhas. Coei o caldo da cozedura e reservei.

Descasquei e lavei a cebola e os alhos e piquei-os finamente. Arranjei o pimento, cortei-o ao meio, retirei-lhe as sementes e peles brancas e cortei-o em tiras. Levei um tacho ao lume com o azeite, deixei aquecer, juntei a cebola e os alhos e deixei refogar até ficar douradinho.

Adicionei a polpa de tomate e o pimento e deixei refogar mais uns minutos mexendo de vez em quando.

Acrescentei 1 litro do caldo de cozer o peixe, juntei a massa, o louro e o raminho de salsa. Temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar em lume brando  e mexendo de vez em quando durante 15 minutos. (convém vigiar a calda e se necessário juntar mais um pouco). Adicionei o peixe lascado envolvendo. Rectifiquei os temperos e servi polvilhado com mais salsa picada finamente.

Bom Apetite.